sábado, 24 de março de 2012

#047 - Incompatibilidade do OS X Lion com a HP Scanjet 4670: Uma solução!

Scanner hp scanjet 4670
Há alguns anos atrás, comprei esse lindo scanner da foto, da HP. Na época ele era perfeitamente compatível com o meu sistema OS X 10.4 Tiger. Eu o usei bastante na época, mas com o tempo fui deixando de usá-lo por falta de necessidade. Esta semana, me vi em uma situação de precisar urgentemente do scanner - modelo hp scanjet 4670 - Só que agora o meu sistema operacional é o OS X 10.7 Lion e este lindo modelo da hp não é compatível com ele.

Isso mostra o descaso da HP com os seus clientes, por isso mesmo que a empresa está atravessando todas essas dificuldades, pois depois que descontinuam o produto, não fazem mais drivers para as versões novas. Em pesquisa na internet, descobri que são centenas de pessoas com o mesmo problema que o meu.

Em um fórum da própria HP descobri que não havia solução!

Então me ocorreu tentar usar a minha partição do BootCamp onde tenho instalado o Windows 7. Nova surpresa, o último sistema operacional para o qual a HP fez o driver para Windows foi o Windows Vista.

Mas, em um fórum alguém deu uma idéia ousada: tentar usar o driver do Windows Vista para fazê-lo funcionar com o Windows 7. E DEU CERTO!!!

Resumo da ópera:

1- Se você tem um scanner hp scanjet 4670 e já fez upgrade do seu sistema OS X para o Lion, esqueça. Não há nada a fazer;

2- Mas, você pode instalar o Windows Vista, ou o Windows 7, e usar o driver que pode ser obtido para o Windows Vista no site da HP. Funciona!

Como eu faço agora, pois preciso das imagens escaneadas no meu OS X 10.7?

a- Eu mudo para a partição do Windows 7 e escaneio tudo o que quero;

b- Dou um upload das imagens para a minha conta Dropbox (www.dropbox.com oferece espaço de até 2Gb gratuitos na nuvem);

c- Mudo para o sistema OS X 10.7 Lion e baixo as imagens, que na verdade são baixadas automaticamente para o meu folder Dropbox que mantenho no sistema.

Voilá, meu scanner está vivo de novo!!! Mas, não graças a HP...

2 comentários:

  1. se tiver que depender do windows para fazer qualquer coisa, prefiro morrer de sede no deserto. sem change.

    ResponderExcluir
  2. Está ocorrendo comigo a mesma coisa. Tenho um Scanjet 3800, maravilhoso, mas não tem driver compatível como o OS X 10.9. E não uso windows no meu mac nem a pau.

    ResponderExcluir