Esse blog foi feito para você que usa o sistema operacional OS X Leopard, Snow Leopar e agora o Lion, nos computadores MAC, e que quer aprender mais sobre eles. As principais fontes dessas dicas são: a minha experiência pessoal; os videos podcasts da Apple chamados de Apple Quick Tips, e o livro OS X Leopard do David Pogue do New York Times, "o manual que faltava". São dadas também dicas sobre acessórios. Também estendemos o blog ao iPad e ao iPhone.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
#031-Ubuntu 8.10 e Parallels 4.0 no Mac
John C. Dvorak é um dos mais respeitados jornalistas de tecnologia dos Estados Unidos. Um dos motivos é que ele vem, frequentemente, apontando e acertando as tendências tecnológicas.
O número que está nas bancas da revista INFO EXAME (número 278, de capa amarela, com a pergunta "Dá para confiar no Google?") trouxe na página 24 a coluna MASHUP_John C. Dvorak com o título de "Virei fã do UBUNTU". Bom, para quem não sabe, UBUNTU é uma distribuição do sistema operacional Linux, que está fazendo este ano 5 anos de vida, com um sucesso surpreendente. Abaixo transcrevo algumas frases do artigo de John C. Dvorak:
> "No último mês eu me tornei um grande fã do Ubuntu 8.10 e estou quebrando a cabeça para descobrir por que as grandes empresas ainda não adotaram essa distribuição Linux em todas as suas máquinas."
> "O Ubuntu 8.10 fez o melhor trabalho, criando um sistema que é compatível com a maioria das máquinas e que roda as aplicações mais populares sem que o usuário tenha qualquer preocupação com drivers. Nunca vi nada melhor e acredito que essa é a primeira distribuição Linux que está pronta para o papel principal tanto no escritório quanto em casa."
> "Há numerosas opções de programas de escritório para Linux e duas delas são realmente notáveis. O AbiWord, que vem junto com o Ubuntu, copia com perfeição o estilo do Word 2003. Só uso ele agora."
> "Além de tudo isso, o Ubuntu traz outra vantagem. A maioria das empresas e das pessoas gasta cerca de US$50 comprando programas de proteção contra vírus e malware. A medida é desnecessária para quem usa Linux."
Depois que havia lido esse artigo, recebi um e-mail do professor Marcelo Peruzzo, um usuário e admirador do sistema OSX da Apple. No e-mail ele dizia:
"Hoje instalei o Parallels, versão 4, e fiquei impressionado com a velocidade com que o Windows está sendo rodado, ao mesmo tempo com o OS Leopard. Meus softwares de computação gráfica que rodavam apenas em Windows, via BootCamp, agora rodam a jato no Parallels. Muito rápido. Vale a pena o investimento, para quem ainda depende de alguns softwares do velho irmão Windows."
Bom, diante desses dois depoimentos o que eu fiz? Primeiramente, comprei imediatamente o Parallels 4.0, afinal, confio totalmente na opinião do Peruzzo. Não podia ter feito coisa melhor. Há dois anos atrás cheguei a ter o Windows rodando como uma janela do OSX com o Parallels 2.0. Era maravilhoso, mas, tenho de reconhecer, a máquina ficava lenta. Deixei o Parallels de lado e voltei para o seguro BootCamp que obriga a gente a religar o computador para mudar do OSX para o Windows.
Mas, o Parallels 4.0 é um foguete. Não percebi qualquer redução de velocidade quer no OSX quer no Windows. Obrigado pela dica, Peruzzo. Mas, a tentação não parou aí...
Voltarei ao Parallels em uma postagem futura. Ele merece.
Há anos que tenho curiosidade de conhecer o Linux. Várias tentativas no passado não me fizeram sequer conseguir instalar o sistema. E olha que ele permite instalar do CD/DVD sem ter de comprometer em nada sua máquina. Quanto à distribuição do Ubuntu eu já vinha lendo há tempos e namorando um teste com ela. O momento havia chegado. Com o Parallels 4.0 instalado na máquina e com o artigo do John C. Dvorak não resisti à tentação, fui ao site:
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
e baixei a versão 8.10. Foram algumas horas para baixar os quase 700Mb do sistema que chega ao OSX em um arquivo formato .ISO que é o arquivo com que o Parallels 4.0 trabalha para fazer a instalação.
Assim, com apenas alguns cliques criei uma nova máquina virtual no Parallels 4.0 e instalei o Ubuntu 8.10. Como trabalhei sábado e domingo, tirei segunda e terça em feriado prolongado e pude entre passeios com amigos e sono, me dedicar a estudar o Ubuntu 8.10. Fiquei impressionado !!!
O Ubuntu 8.10 vem com dezenas de programas pré-instalados e outros tantos com a opção de instalá-los. Tudo, obviamente de graça, mas tudo muito bem feito e bem acabado. Se o Windows XP é um fusca e o OSX um porsche, o Ubuntu é um Honda Civic.
Nesses dois dias de descanso, minha diversão foi estudar e brincar com o Ubuntu 8.10. Que eu acho que deve ser levado muito a sério. A maioria dos pacotes são perfeitamente compatíveis com a Microsoft e, até onde vi, alguém pode realmente viver apenas com ele.
Acho que o ano de 2009 vai trazer muitas surpresas para o Ubuntu, pois com a crise a questão de custos das empresas é fundamental. Uma outra frase do artigo do John C. Dvorak calou fundo no meu coração de financista:
> "Os milhões de dólares gastos com licensas do Windows poderiam ser economizados. E pesquisas do IDC preveem que 2009 será o ano do Linux devido à crise econômica."
PS: Acabei de ler que nesta quinta-feira, dia 23 de abril de 2009, a Canonical, empresa que distribui o Ubuntu, estará lançando o Ubuntu 9.04. Não posso esperar para ver.
Agora, tenho o OSX no meu MacBook e também o Windows XP e o Ubuntu 8.10 !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário