Esse blog foi feito para você que usa o sistema operacional OS X Leopard, Snow Leopar e agora o Lion, nos computadores MAC, e que quer aprender mais sobre eles. As principais fontes dessas dicas são: a minha experiência pessoal; os videos podcasts da Apple chamados de Apple Quick Tips, e o livro OS X Leopard do David Pogue do New York Times, "o manual que faltava". São dadas também dicas sobre acessórios. Também estendemos o blog ao iPad e ao iPhone.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
#018-PRESTO 1.0: tudo de bom !
Outro dia um professor me perguntava desafiador: "se você gosta tanto do iPhone, porque continua a usar também um Blackberry?"
Excelente pergunta, e a resposta é que o Blackberry tem uma coisa que o iPhone não tem e que é matadora: AUTOTEXTO.
Bom, exatamente o que é isso? Você digita uma sequência qualquer de letras e escreve um texto relacionado a ela. Quando você quiser escrever o texto, basta digitar a pequena sequência de letras. Assim, eu tenho no Blackberry e-mails inteiros padronizados, por exemplo, para dizer para um coordenador que as datas foram aceitas, ou para dizer para um aluno que o trabalho que ele enviou não está dentro do combinado, ou ainda, relacionar para o conveniado, com apenas uma sequência de digitação de três letras, uma lista com todos os recursos que eu necessito em sala de aula.
Toma um pequeno tempo criar esses autotextos padronizados, mas depois é festa! Uma economia espantosa de tempo!
No Mac, eu só consigo fazer isso no Mail. Uso um artifício: cadastrei mais de uma dezena de assinaturas que na verdade são e-mails inteiros padronizados.
O problema é quando estamos em outros aplicativos...e é aí que entra o PRESTO 1.0. Um programa que permite você criar tantos autotextos quantos você desejar. A imaginação é o limite, e eles funcionam em todos os aplicativos.
O programa é inteligente o suficiente para alertá-lo quando você aperta uma sequência de teclas para a qual você tenha criado um texto associado. Faz um som (se você quiser) e mostra um pequeno canguru na tela (inteligente ícone que representa o salto de eficiência). Com um movimento de seta para baixo você o seleciona o canguru, e com enter (return) você insere o texto. Rápido, simples e maravilhoso.
Agora é sonhar para um dia a Apple colocar isso no OSX e também no iPhone. Até lá, o jeito é pagar US$11.87 (número estranho, não? O problema é que o preço original é de 9 euros) para poder comprar a licença para um computador.
Se quiser, a versão de teste faz tudo que o programa registrado faz, porém só admite três autotextos...quem sabe isso não basta para você?
Baixe a versão de teste em Versão de Teste do Presto 1.0
Agora você vai economizar muita digitação repetitiva!
ALERTA: O tutorial em PDF tem um erro que me levou nas primeiras tentativas a não conseguir fazer o autotexto aparecer quando deveria. O tutorial manda, uma vez que o canguru aparece, apenas apertar return para inserir o texto. Isso é falso. Você precisa apertar a seta para baixo e depois apertar return. Quase joguei tudo para o alto de frustração, mas um e-mail para o suporte e a coisa se resolveu. Ficou mais claro também: se você não quiser inserir o autotexto, apenas tecle return, se quiser selecione com a seta para baixo e depois dê return.
Coitado do cara do suporte, está se matando de trabalhar pelo erro do redator do tutorial.
Mas, na vida não é assim? Uns fazem as besteiras e os outros limpam....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário